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ANÁLISE DE CONJUNTURA POLÍTICA E EDUCACIONAL DO BRASIL E DO DISTRITO FEDERAL



A análise de conjuntura é um exercício de reflexão que parte do real, do concreto e da situação histórica, para apreender um diagnóstico atual, bem como apurar e evidenciar as contradições, tendo em vista situar o cenário ao plano do entendimento e compreensão, para, em seguida, propor ações e estratégias de luta em defesa de um projeto de sociedade democrático e com justiça social, em defesa de uma concepção de ciência, de educação e de ensino, invenções e criações humanas, resultantes das ações e das capacidades humanas.

Vinculado à Universidade de Brasília - na Faculdade de Educação, o Observatório da Educação Básica – ObsEB - é um espaço coletivo, plural de estudo, pesquisa, elaboração, discussão, partilha e proposição de ações e propostas direcionadas para a defesa do princípio da Educação e da escola como prática social e um direito humano e social. Este observatório assume a tarefa de atuar e participar das discussões relativas de Educação, Ensino e Ciência. Nesse movimento político complexo, busca problematizar a realidade, capturar pelo senso comum os elementos horizontais que forjam certas ideologias e ações políticas que dão direção a um projeto de sociedade. Busca também mergulhar na história, nas estruturas econômicas para captar a essência, determinadas condições, a política, a educação, a escola, a ciência e a cultura. Captar como os bens culturais são distribuídos aos trabalhadores e forjam um modo de vida em sociedade.

As instituições sociais públicas, entre elas, a escola e a universidade, são baluartes de formação do pensamento e de visões. Se constituem como espaços coletivos de desenvolvimento da capacidade de criar, inventar, modificar, confrontar e propor alternativas mais consonantes com a democracia, com a justiça e com os direitos sociais e humanos forjados no calor do processo civilizacional. Ao integrar as vivências humanas e social, tais direitos dão vida à ciência, mudam a si mesmo e provocam mudanças no outro, nas relações, nas concepções e visões, instigam técnicas e tecnologias, reinventam as artes, a cultura, os sonhos, as linguagens e aperfeiçoam a formação escolar e acadêmica. Desse modo, o Observatório da Educação Básica soma-se a outras instituições sociais comprometidas com o princípio de acesso aos direitos socialmente adquiridos - 2 educação, saúde, cultura e ciência - e reafirma o papel e a responsabilidade do Estado brasileiro no provimento de recursos financeiros e na garantia de oferta destes, ao mesmo tempo em que posiciona-se em defesa de uma concepção de educação básica e educação superior, de ciência, oriunda da construção coletiva com os trabalhadores da educação, das associações científicas, entidades civis, Comissão de Educação e Cultura da Câmara Distrital, Museu da Educação e movimentos populares. Com esse intuito o Observatório da Educação Básica contribui com análises, estudos e discussões para o discernimento dos projetos de educação, de escola e de ciência, em disputa na sociedade com as reflexões a seguir.


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